top of page
  • Foto do escritorBH109

Empreender, por onde começar?

Que tal aprender a empreender na quarentena?


O Empreendedor é alguém que aprende como chegar aos seus objetivos.


Uma vez definidos os seus sonhos, ele os projeta (objetivos a curto, médio e longo prazo - com um horizonte futuro de aproximadamente 15 anos).


Para começar a empreender em um negócio próprio faça o seguinte:


1 - Identifique e avalie oportunidades e demandas do mercado: Existe público consumidor para o meu produto/serviço? Quais são os concorrentes? Quais as perspectivas de crescimento de consumo?


2 - Desenvolva um plano de negócios detalhado: Realize uma pesquisa de mercado para saber o perfil do seu público-alvo e os preços a serem praticados. Além disso, é imprescindível saber os custos para o estabelecimento do seu negócio e uma previsão de quanto tempo para dar retorno financeiro (lucro).


3 - Sabendo o valor de investimento e o tempo de retorno: É essencial capitalizar-se, seja com recursos próprios, de investidores ou de parentes, pois todo o investimento tem um tempo de retorno (e você precisa se manter durante esse período).


4 - Processos: São necessários o estabelecimento de processos internos de produção e externo de vendas, além de contratações, treinamento e gerenciamento da equipe.



Em qual estágio do planejamento você está?




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page