Entrevista: A importância da Terapia durante a Pandemia


De 0 à 10, como você classificaria sua saúde mental desde o início da pandemia?

Na semana de 29 de março a 4 de abril de 2020, quando a maioria dos estados brasileiros já havia decretado quarentena, a busca por atendimento psicológico no Google chegou a 88%. A pesquisa por esse serviço on-line foi de 41%, enquanto na semana de maior popularidade do assunto, em 2019, a procura era de apenas 11%. Pensando neste assunto, hoje a BH 109 convidou a psicóloga Anna Maria, psicóloga formada pela UFN e especializada em clínica psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil, para falar brevemente sobre a importância do atendimento psicológico em tempos de crise.


Anna, qual a importância de acompanhamento psicológico em momentos de crise?


É fundamental ter um espaço de escuta onde seja possível ressignificar alguns sentidos e experiências. Se tratando da psicanálise, que é por onde atuo, a terapia se estabelece como uma possibilidade de historicização do sujeito, ou seja, uma possibilidade de mudança da história do paciente a partir da própria fala. Com isso, a busca por uma escuta profissional e qualificada promove uma via possível de simbolização de vivências, por exemplo, como a que estamos passando agora, com a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma realidade em que o não-saber e a inconstância se apresentam à todo instante de forma concreta podendo gerar medo, angústia e consequentes deslocamentos a partir disso - inclusive para o corpo, como em alguns casos de crises de ansiedade.


Que dica você daria para as pessoas manterem a saúde emocional durante este período de isolamento social?


Encontrem possibilidades dentro das suas realidades. Com isso quero dizer, busquem recursos terapêuticos dentro das possibilidades de cada um. Algumas pessoas podem gostar de organizar a casa, outras de praticar atividade física, outras podem preferir ler um livro, outros vão escolher assistir filmes, cozinhar, pintar, etc., todas as possibilidades que promovam saúde mental são válidas, desde que respeitando as normas de distanciamento e cuidado. No entanto, é importante ressaltar que todas as atividades das quais falei são recursos terapêuticos e não substituem de forma alguma uma escuta profissional pautada em teoria e técnica. Tratam-se de dispositivos que ampliem as possibilidades de saúde para o sujeito mas não equivalem ao processo de terapia.


Nós da BH 109 esperamos que você esteja bem durante este momento de crise e que possa encontrar recursos terapêuticos que se encaixem nas suas possibilidades.

Se quiser conhecer mais do trabalho da psicóloga Anna Maria é só clicar em @psic.annamaria. Modalidade presencial e online de atendimento estão disponíveis.









2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

contato@businesshouse109.com

(55) 3029-5909 / 99730-9890

R. Paul Harris, 109 - Centro, Santa Maria - Rs 

97015-480, Brasil

Receba nossas informações

Nos siga nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon